10 bandas geeks para ouvir no Dia do Rock

13 jul

(publicado originalmente em INFO Online)

Weezer

Além de ser uma das bandas favoritas de muitos geeks, o Weezer consagrou seu nome na cultura nerd ao fazer o videoclipe Pork and Beans, no qual faz homenagem a diversos fenômenos do YouTube, entre eles os vídeos Evolution of Dance, Dramatic Chipmunk e Afro Ninja.

Radiohead

Além de ter usado muitos recursos eletrônicos em seus álbuns na década passada (incluindo o estranho instrumento eletrônico Ondas Martenot), o Radiohead também lançou seu álbum In Rainbows, de 2007, primeiro por internet. Na época, era possível baixar o disco e pagar o quanto desejasse pelo produto virtual.

Les Horribles Cernettes

Poucas bandas são tão genuinamente geeks como esse quarteto feminino formado por empregadas do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares). Além de trabalharem no local onde ocorrem as colisões de partículas que levaram às recentes descobertas sobre o Bóson de Higgs, a sigla do nome é LHC – a mesma de Large Hadron Collider, nome do famoso colisor.

Devo

Outra favorita dos geeks, o Devo é uma banda new wave com elementos eletrônicos, que mistura visual nerd a fantasias de ficção científica. Parte dos videoclipes da banda foi criada para LaserDisc, mídia que não alcançou popularidade. Ah, e eles tem também uma “versão” da banda (na qual crianças são os cantores) chamada Devo 2.0.

Gorillaz

O Gorillaz foi formado por Damon Albarn, vocalista do Blur, e Jamie Hewlett, quadrinista britânico. Um entrou com a música, o outro com o desenho, para criar uma banda genuinamente virtual. Os videoclipes são protagonizados pelos personagens e até os shows contam com integrantes virtuais tocando num telão.

The Advantage

Embora existam outras bandas que façam versões de músicas de videogame, The Advantage se especializou em trilhas sonoras de NES, mais conhecido como Nintendinho. Entre os games homenageados, estão Megaman, Castlevania e Contra.

The Residents

Esse grupo disputaria a liderança de qualquer lista de bandas estranhas: os integrantes permanecem anônimos desde 1966, costumam tocar com máscaras de globo ocular e terno, e suas músicas costumeiramente desafiam os ouvidos. Mas eles merecem lugar também numa lista geek. Principalmente pelos anos 1990, quando compuseram com aparelhos de MIDI e lançaram álbuns em formato CD-ROM e recursos multimídia acompanhando as canções.

The Flaming Lips

Assim como o Radiohead, o Flaming Lips aplicou recursos eletrônicos ao seu rock indie com frequência a partir do fim dos anos 90. Ainda assim, o tom multimídia das apresentações e outras explorações chamaram atenção no grupo, principalmente o álbum quádruplo Zaireeka, de 1997. Todos os discos do experimento tinham as mesmas músicas, mas com instrumentos e canais diferentes. Quem quiser ouví-lo, precisa de um a quatro aparelhos de som diferentes para iniciar os CDs ao mesmo tempo e “montar” a música como quiser.

Pink Floyd

Apesar de suas experimentações com projeções e música eletrônica, o Pink Floyd pode até não soar como banda geek a princípio. No entanto, eles motivaram o que foi considerado um dos primeiros ARGs (jogos de realidade alternativa) por meio do “Enigma de Publius”. O primeiro sinal da charada foi dada em um grupo de discussão de Usenet em 1994, primórdios da internet popular. Uma mensagem misteriosa gerou comoção entre os fãs da banda, que trocaram inúmeras mensagens e fizeram até viagens internacionais para tentar o mistério, que permanece sem solução até hoje.

OK Go

Além do OK Go ter se popularizado graças aos seus curiosos vídeos, virando fenômeno independente no YouTube, sempre seus vídeos contam com interessantes recursos, como stop-motion, reações em cadeia cheias de engenhocas, perigosos testes motorizados ou coreografias sobre esteiras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: