O Fantástico Sr. Raposo

18 abr

(crítica publicada originalmente no Fino da Mostra, em outubro de 2009)

Grande parte dos bons diretores em atividade já cedeu aos encantos dos efeitos digitais e os usou para incrementar seus longas. Ainda assim, é particularmente admirável quando vemos alguém que busca hoje em dia técnicas analógicas de animação, que podem resultar em algo mais orgânico e cativante. É o caso de O Fantástico Sr. Raposo, de Wes Anderson, feito inteiramente em stop-motion– técnica clássica, típica em filmes feitos com “massinha”.

O longa abre com o que deveria ser o último furto do Sr. Raposo, astuto e hábil ladrão de galinhas. Ao ser pego com sua parceira durante uma de suas investidas, ela revela que está grávida e ele promete mudar de vida. Doze anos depois, ele é um entediado colunista de jornal que resolve mudar para o meio de três famosas fazendas e realizar seus últimos roubos – mas as coisas não correm como o planejado.

Desde a primeira cena, vemos que as escolhas musicais de Anderson permanecem de extremo bom gosto, sonorizando uma perseguição com Heroes and Villains, dos Beach Boys, passando depois por Street Fighting Man, dos Rolling Stones, entre outros momentos oportunos de folk e ragtime.

O diretor acertou ao conseguir manter os estereótipos clássicos de seus filmes em uma história não-autoral (os créditos são de Roald Dahl, criador de A Fantástica Fábrica de Chocolate). Há um toque de excentricidade para cada personagem, como é comum em suas criações. Para melhorar, as vozes principais foram deliciosamente interpretadas por George Clooney e Meryl Streep.

Não há dúvida de que as crianças podem ser atraídas pela graciosidade da história e pelas personagens de grande carisma, mas o recorte de Anderson não permite que o filme seja classificado como “infantil”. O Fantástico Sr. Raposo está facilmente no mesmo nível de Viagem a Darjeeling (31ª Mostra) e evidencia que o jovem diretor está no topo de seu jogo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: