“Quando comecei o filme, o país era outro”, diz diretor de No Olho da Rua

13 abr

(cobertura de coletiva originalmente publicada no Cineclick em maio de 2011)

Fotos: Marcelo Marques

Ao lado de Murilo Rosa, diretor Rogério Corrêa fala sobre seu longa de estreia

Elenco e diretor de No Olho da Rua se reuniram com a imprensa nesta segunda-feira (9/5), em São Paulo, para divulgar o filme que marca a estreia de Rogério Corrêa na direção de longas. A trama gira em torno do metalúrgico Otoniel Badaró, que é demitido da fábrica onde trabalhou por 20 anos e entra numa espiral de decadência profissional e pessoal. O ator global Murilo Rosa (Aparecida – O Milagre) vive o protagonista e contracena com nomes como Pascoal da Conceição (Castelo Rá-Tim-Bum, O Filme) e Leandro Firmino da Hora (O Homem que Desafiou o Diabo).

Veterano em curtas-metragens e estreante em longas, Corrêa ressaltou a importância de fazer um filme sobre os metalúrgicos e o estrato social a que pertencem. “Meus curtas e médias documentais sempre tiveram um tratamento político. A questão do trabalho sempre foi um tema muito importante para mim”, afirmou o diretor, que fez o primeiro argumento de No Olho da Rua ainda em 1994.

Por ter sido pensado numa época de realidade econômica diferente, a equipe de produção chegou a temer que o longa ficasse datado e extemporâneo. “Como ele foi filmado em 2009, estávamos em plena crise mundial e ficamos felizes que o assunto estava em evidência – mas que bom que não está mais agora”, disse entre risos Murilo Rosa. Corrêa acrescentou: “Quando comecei, o país era outro. […] Mas isso não desqualifica o filme, pois os 6% de desempregados ainda representam gente demais que pode ter os mesmos problemas de Otoniel.”

No Olho da Rua terá uma pré-estreia especial nesta quarta-feira no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC destinada a trabalhadores como o personagem central do filme. “Acho ótimo que o filme seja exibido no Sindicato. Isso faz parte da tradição brasileira de discutirmos o país e seus problemas”, disse Pascoal da Conceição.

Murilo, que estará presente na sessão para os metalúrgicos, comentou a vontade que alimentava há um bom tempo de filmar em São Paulo. “Sempre quis fazer um filme sobre a periferia paulistana. Adoro os filmes do Beto Brant (O Amor Segundo B. Schianberg) e morria de inveja, queria participar”. O ator se prepara agora para filmar Vazio Coração, do também estreante Alberto Araújo.


Murilo Rosa: ator sempre quis filmar em São Paulo

No Exterior

Antes de chegar às telas nacionais, No Olho da Rua foi exibido nos festivais de Havana e Montreal, cidades que vivem realidades bem diferentes. “Montreal não conhece a pobreza. É uma cidade maravilhosa, de padrão de vida incrível, e que não conhece a dificuldade no dia-a-dia do trabalhador”, disse Corrêa. Quanto às exibições em Havana, lembrou o diretor: “Eram cinemas dos anos 1950, 1960. Salas com 900 lugares e lotação máxima. O filme foi exibido cinco vezes. Reagiram muito bem, principalmente ao humor de Algodão, que provocava muitos risos”.

Algodão é o personagem de Leandro Firmino da Hora, que acompanha Otoniel para realizar um documentário. “O Algodão é uma grande parte minha. É um documentarista que quer contar a história daquele metalúrgico. Tem muita coisa minha ali. A gente nasceu no mesmo dia”, revelou Corrêa bem-humorado.

Agora que chegou aos longas, o diretor pretende permanecer por um tempo neles. “Depois que você faz o primeiro, contamina, você quer fazer outro. É uma experiência muito estimulante, muito completa. […] Você consegue dialogar com um número enorme de pessoas.”

No Olho da Rua chega primeiro aos cinemas de São Paulo, nesta sexta-feira (13/5), com 10 cópias. A partir do dia 20, poderá ser visto nas salas cariocas, e depois segue com estreias nas outras capitais do país.


Cena de No Olho da Rua: personagem em espiral de decadência

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: