Saladatas (15 a 21 de março)

15 mar

15 de março

Provavelmente a data mais celebrada desta semana no meio cultural, hoje é o dia em que O Poderoso Chefão completa 40 anos de sua primeira exibição. O clássico, que consta em várias listas como melhor filme de todos os tempos, fez sua première em Nova York em 1972. Ainda prefiro a sequência, mas não há como negar que se trata de um dos longas mais impressionantes da história do cinema, ao lado de Era uma Vez no Oeste e Cidadão Kane.

A sétima arte tem mais a comemorar nesta quinta-feira. David Cronenberg, diretor de A Mosca, Marcas da Violência, Crash – Estranhos Prazeres e tantos outros bons filmes, comemora seus 69 anos. E, por último, mas não menos importante, fazem 27 anos que Jaspion estreou na televisão japonesa. O seriado passou por aqui entre 1988 e 1994 na Manchete.

16 de março

Há seis anos, foi lançado Final Fantasy XII, para PS2. O título tornou-se controverso por seu sistema de luta, bem diferente do adotado em seus antecessores, mas teve ótimos personagens (incluindo Reddas, da foto acima) e excelente história. Particularmente gostei muito das novidades nas batalhas e da influência que elas deixaram sobre Final Fantasy XIII.

Muito antes disso, nascia Bernardo Bertolucci, que comemora 71 anos nesta data. Ele lançou seu último longa, Os Sonhadores, em 2003, mas já tinha uma carreira bem solidificada com obras-primas, com destaque para Último Tango em Paris.

17 de março

Duas divas  marcam esse dia. Em 1972, estreava Pink Flamingos, que ficou predominantemente no circuito alternativo norte-americano, incluindo drive-ins e sessões da meia-noite. O filme conta com a drag queen Divine em um de seus momentos mais extremos. Doze anos antes, era lançado Acossado, maior clássico da nouvelle vague, com a bela Jean Seberg ao lado de Jean Paul Belmondo. Além delas, no meio do caminho, em 1967, nascia Billy Corgan, fundador, vocalista, guitarrista e compositor do Smashing Pumpkins.

18 de março

Três aniversários musicais se destacam nesse dia. O que está sendo comemorado há menos tempo são os 26 aninhos da bela Lykke Li. A cantora sueca faz um pop bem agradável e em sintonia com as tendências atuais. Duas décadas antes, nascia Jerry Cantrell, guitarrista da banda grunge Alice in Chains. Após hiato causado pela morte do vocalista Layne Staley, o grupo voltou muito bem. E, bom, 15 anos antes de Jerry, o guitarrista Bill Frisell chegava ao mundo para se tornar um dos ícones da vanguarda jazzista nova-iorquina.

19 de março

Bruce Willis apaga 57 velinhas neste dia, que também serviu para o lançamento do inebriante Eterno Brilho de uma Mente sem Lembranças em 2004. Esse é o melhor momento cinematográfico de Michel Gondry, Charlie Kaufman e quem sabe até de Jim Carrey (embora o 21 de março com O Mentiroso esteja aí para colocar isso em dúvida). De Kate Winslet, que tem ganho prêmios e prêmios nos últimos anos, não tanto.

Fora do cinema, o game Echochrome, que lida com objetos impossíveis e questões lógicas, comemora seus quatro anos. Mais velhinho é Violator, LP do Depeche Mode, que comemora seus 22 anos embalando rockers nas pistas com os hits Personal Jesus e Enjoy the Silence.

20 de março

Breaker, Belarus, Always Fade. Grandes músicas na carreira do Low, banda liderada por Alan Sparhawk (foto), foram apresentadas nesse dia por meio do álbum Drums and Guns, de 2007. Está depressivo? Ouça Low. Poucas coisas conseguem competir como trilha sonora de fossa.

Aliás, tristeza é o que ocorre ao lembrar que o cineasta Éric Rohmer já faleceu. Nascido neste dia em 1920, Rohmer sempre me lembra sessões do extinto Top Cine em São Paulo (que ficava no Top Center da Paulista) e que exibia diversos filmes antigos de sua autoria, como O Raio Verde, O Joelho de Claire, A Mulher do Aviador, além dos Contos de cada estação. Sempre tenho receio de fazer essa comparação, mas quem curte Woody Allen e cinema francês, tem o dever de conhecer sua filmografia.

21 de março

Nobuo Uematsu, compositor da maior parte das trilhas sonoras da série Final Fantasy, comemora 53 anos nesta data. Após se desligar da franquia, ele excursionou por quase uma década com o grupo de rock Black Mages.

De resto, um grande dia para o cinema, ou mais especificamente, para a comédia. Loucademia de Polícia 3, o primeiro com o personagem Zed como policial, comemora 26 anos. Mais recente, o clássico de sessões da tarde O Mentiroso, comemora 15. Se o filme talvez tenha cansado a essa altura, as cenas de Jim Carrey lutando contra si mesmo, especialmente no banheiro com aquele senhor careca aterrorizado, dificilmente irão cansar algum dia. Fechando com chave de ouro, Gary Oldman, que já foi Drácula, Sid Vicious e Comissário Gordon na telona, completa 54 anos.

2 Respostas to “Saladatas (15 a 21 de março)”

  1. Adriano Garrett março 15, 2012 às 11:45 pm #

    Colocar Era Uma Vez no Oeste ao lado de Cidadão Kane é no mínimo corajoso. Não o acho nem o melhor de Sergio Leone…(prefiro Três Homens em Conflito e Era Uma Vez na América).

    • jacksorridente março 15, 2012 às 11:49 pm #

      Era Uma Vez na América é um ótimo filme, concordo, mas considero Três Homens em Conflito completamente superestimado… Talvez eu tenha essa impressão por ter visto a versão estendida, que era bem enfadonha… Já o Era Uma Vez no Oeste é um filme perfeito que, assim como Chefão 1 e 2, merece ser revisitado anualmente ;ó)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: