Zé Mineiro

17 fev

Frequentei muito o Burdog entre 2004 e 2005. Era o pós-ensaio preferido da banda com que eu ensaiava na época. Quase sempre eu pedia um cheese calabresa bacon com vaca preta. Após essa porrada, muitas vezes meu pós-pós-ensaio era ficar na cama me recuperando da quantidade ingerida, ao som de Pet Sounds dos Beach Boys e sua alternância simpática entre músicas que estimulam e relaxam. Era um bom roteiro de sábado na época. Hoje resolvi pedir um delivery deles e experimentar um acompanhamento que sempre olhei com curiosidade, mas acabei nunca tentando.

O Zé Mineiro é composto pela elogiada maionese Burdog, feita com ovos pasteurizados, e um molho à base de pimentão e tomate cozido em vinagre e açúcar. Pedi um cheese picanha com esse acompanhamento, além de um milk shake de flocos (que, ao menos desde aquela época, é feito com sorvete Kibon). Apesar do preço nada camarada, o sanduíche é realmente bom. O gosto do pimentão fica no ponto nesta combinação, com poucos pedaços e boa harmonia com esse tomate preparado de forma peculiar. A maionese, que se sobressai, também é excepcional.

Entre os outros acompanhamentos celebrados da lanchonete, estão o próprio Burdog, que além da maionese da casa, também conta com alface, tomate, 5 tiras de bacon, 4 fatias de pepino em conserva e 1 rodela de cebola crua. Ouvi falar muito bem também do molho tártaro de lá. O hambúrguer de calabresa, que de fato respeita o formato de hambúrguer, é um dos melhores que já comi, mas a melhor pedida continua sendo o hambúrguer de picanha. Entre as porções, as onion rings foram muito boas no passado, mas hoje pedir fritas é a opção mais segura, com as cebolas vindo oleosas além do limite.

Os sucos do Burdog não se destacam sozinhos, mas é comum que eles acertem a medida nos sucos com leite, algo bem raro. Tanto o de laranja quanto o de morango ficam cremosos e com a acidez anulada, mas sem descaracterizar o sabor da fruta. O milk shake ainda é melhor saboreado no local, onde é servido em grande taça, com direito a um abastado vasilhame de chorinho (que de diminutivo só tem o nome).

Quanto às taças de sorvete, o sundae é saboroso e vem com farofa crocante bem pulverizada. O maior problema é o excesso de cobertura e marshmallow, que pode facilmente ocultar o gosto do sorvete em si, além de pesar demais no estômago e ser um perigo para quem tem gastrite. Para uma melhor experiência, é aconselhável pedir o sorvete somente com a farofa crocante. O estabelecimento oferece também as combinações clássicas de sorvete com refrigerante: vaca preta (chocolate com coca-cola), vaca amarela (creme com guaraná) e ice cream soda (creme com soda). Eles não vêm misturados, algo que por um lado parece preguiça e má-vontade, mas por outro também é conveniente para que cada um componha sua sobremesa na proporção em que desejar.

O Burdog tem certa variedade, mas continua compensando mais na qualidade de seu hambúrguer e de seus sorvetes, que são servidos em boa quantidade e não decepcionam. O atendimento no local também é bom e a entrega chegou antes do esperado. Talvez a regularidade seja uma das grandes aliadas da lanchonete, que iniciou suas atividades em 1968 – só dois anos depois daquele Pet Sounds, que ajudará na digestão hoje também.

Zé Mineiro (Cheese Picanha acompanhado por)

Burdog

Av. Dr. Arnaldo, 232

(11) 3151-4849

2 Respostas to “Zé Mineiro”

  1. Chico fevereiro 23, 2012 às 12:51 pm #

    Só no sivucosa, né Jack?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Hambúrguer de fraldinha com mussarela de búfala « Gotas de Chumbo num Patíbulo - março 4, 2012

    […] o Burdog é uma boa opção de pós-ensaio perto da Dr. Arnaldo, o Família Burger é uma das melhores ao […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: